Carnaval 2015 APAE Caratinga - Importância da comemoração na escola!!!

Home/Notícias/Carnaval 2015 APAE Caratinga – Importância da comemoração na escola!!!

Carnaval 2015 APAE Caratinga – Importância da comemoração na escola!!!

DSC08142 DSC08144 DSC08144 DSC08149 DSC08156 DSC08164 DSC08214 DSC08251 DSC08272

Na sexta-feira passada no dia 13/02/2015, a Apae de Caratinga comemorou com seus alunos o Carnaval, com atividades recreativas e muita música.

Vamos conhecer a importância de celebrara esta festividade na  escola….

Após a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República,os negros chegaram a uma cidade despreparada para receber esse novo contingente populacional. Dessa forma, os negros passaram a ocupar bairros mais afastados ou se instalaram nos cortiços espalhados pela cidade. Ao mesmo tempo, as dificuldades para se arranjar emprego e o problema da discriminação social foram dois fatores que promoveram a solidarização entre essas comunidades socialmente e economicamente excluídas.

Antes de surgir a música “samba” o termo era sinônimo de festa. Outros pesquisadores do assunto ainda relatam que o termo “samba” tem origem no termo africano “semba”, que era comumente utilizado para designar um tipo de dança onde os dançarinos aproximam seus ventres fazendo uma “umbigada”. Segundo o dicionário Aurélio o termo originário ainda significa “estar animado” ou “pular de alegria”.

Na verdade, o carnaval é como o jogo de faz-de-conta, no qual as crianças começam a se identificar com os personagens, inventando papéis, imitando situações e reproduzindo comportamentos. O objetivo desta atividade, na educação, é estimular a criatividade do aluno por meio da arte proveniente dos carnavais mais tradicionais. Por meio desta manifestação artística, introduze-se a importância que tem o Carnaval para a cultura nacional, ao mesmo tempo em que fomenta esta lembrança boa que o Carnaval traz, acrescentando o conhecimento histórico, literário e mitológico; pois os enredos e sambas-enredos retratam a nossa história, as origens, as influências, os mitos, além de discutir questões sociais referentes ao povo.

O trabalho com as máscaras e as marchinhas pode ser aproveitado de forma multidisciplinar. O Carnaval é um tema muito rico, que pode ser aproveitado em noções de história, música, artes.

Outra contribuição destacada refere-se à sua diversidade cultural, tema primordial na queda do preconceito – principalmente o racial e social – e na construção da tolerância entre a pluralidade que forma nosso país.

Através do carnaval, do lúdico, podem-se trabalhar conceitos que faltam à nossa sociedade, e que, através das escolas, do trabalho de conscientização de nossas crianças e adolescentes, ainda podem ser resgatados.

Leia mais:

http://portalilhadosamba.webnode.com.br/news/a%20origem%20do%20carnaval%20e%20sua%20import%C3%A2ncia%20no%20%C3%A2mbito%20escolar/

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário