Blog

Home/Sem categoria/NOSSA APAE TRABALHA CONECTADA À PROPOSTA DA VERDADEIRA INCLUSÃO

NOSSA APAE TRABALHA CONECTADA À PROPOSTA DA VERDADEIRA INCLUSÃO

AS AULAS DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DA EJA ESTÃO CONQUISTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS. UMA DAS ESTRATÉGIAS QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA ESSE INTERESSE E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A APRENDIZAGEM É A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA TRABALHAR OS CONCEITOS INERENTES À DISCIPLINA. ESSA SEMANA A PROFESSORA MARIA JOSÉ LEVOU PARA A SALA O MATERIAL DOURADO PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE UNIDADE, DEZENA, CENTENA E MILHAR. OS ALUNOS FORAM ORIENTADOS A MANIPULAR O MATERIAL E FAZER DESCOBERTAS.O MATERIAL DOURADO É UM DOS MUITOS MATERIAIS IDEALIZADOS PELA MÉDICA E EDUCADORA ITALIANA MARIA MONTESSORIANO PARA O TRABALHO COM MATEMÁTICA. A IDEALIZAÇÃO DESTE MATERIAL SEGUIU OS MESMOS PRINCÍPIOS MONTESSORIANOS PARA A CRIAÇÃO DE QUALQUER UM DOS SEUS MATERIAIS – TRABALHAR COM A ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS, PARA DESENVOLVER NO ALUNO A INDEPENDÊNCIA, A CONFIANÇA EM SI MESMO, A CONCENTRAÇÃO, A COORDENAÇÃO E A ORDEM. E AINDA, GERAR E DESENVOLVER EXPERIÊNCIAS CONCRETAS ESTRUTURADAS PARA CONDUZIR, GRADUALMENTE, A ABSTRAÇÕES CADA VEZ MAIORES.

PARA TRABALHAR O “ DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL”, COMEMORADO NO DIA 18 DE ABRIL, A PROFESSORA MARILENE, QUE TRABALHA COM A TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONFECCIONOU A BONECA EMÍLIA, COM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DAQUELA BEM SAPECA QUE VIVE NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. A CRIANÇADA VIBROU COM A CHEGADA DA VISITANTE… TODOS QUERIAM PEGAR UM POUQUINHO E SABER MAIS SOBRE A PERSONAGEM. UM MOMENTO ESPECIAL FOI A HORA DE DANÇAR COM A BONECA AO SOM DA MÚSICA “EMÍLIA, EMÍLIA, EMÍLIA…A BONECA FEZ TANTO SUCESSO QUE VISITOU TAMBÉM O TURNO VESPERTINO, FAZENDO UM PASSEIO NOS BRAÇOS E ABRAÇOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA JULIMARA. CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA? A DATA NÃO FOI ESCOLHIDA AO ACASO: TRATA-SE DE UMA JUSTA HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO, ESCRITOR QUE, COMO POUCOS, DEDICOU-SE À LITERATURA INFANTIL NO BRASIL.

PARA ESTIMULAR A LEITURA E O CONVÍVIO EM FAMÍLIA A PROFESSORA JULIMARA ESTÁ TRABALHANDO COM O PROJETO “MALETA VIAJANTE”. A PROPOSTA É QUE UMA VEZ POR SEMANA UM DOS ALUNOS LEVE A MALETA COM UM LIVRO LITERÁRIO PARA CASA E LEIA EM FAMÍLIA. NO MOMENTO DA SOCIALIZAÇÃO O ALUNO CONTA UM POUCO DESTA EXPERIÊNCIA. O TRABALHO TEM SIDO COROADO DE ÊXITOS: O CUIDADO QUE CADA ALUNO TEM COM A MALETA E COM O LIVRO; O DESEJO DE QUE CHEGUE RÁPIDO A VEZ DE LEVAR A MALETA PARA CASA; O FEEDBACK POSITIVO DAS FAMÍLIAS, SÃO EXEMPLOS DO SUCESSO DO PROJETO.

AS AULAS DE CAPOEIRA, COORDENADAS PELO MESTRE BORRACHA TEM SIDO MARCADAS PELA INTEGRAÇÃO E ESTIMULAÇÃO SENSORIAL DOS ALUNOS. O USO DE INSTRUMENTOS SONOROS COMO O BERIMBAU E BATUQUE FAZ REPERCUTIR O RITMO PARA A REALIZAÇÃO DE CIRCUITOS ESTIMULADORES DA COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA. NAS AULAS O MESTRE COMBINA ARTES MARCIAIS, MÚSICA, ACROBACIAS E DANÇA NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, ESTIMULANDO A FORÇA E FLEXIBILIDADE CORPORAL. DESSA FORMA, OS PARTICIPANTES MELHORAM A FORMA FÍSICA E BEM-ESTAR GERAL, POIS AS ACROBACIAS E MOVIMENTOS NÃO ESTIMULAM APENAS O CORPO, MAS A PERSONALIDADE E O EQUILÍBRIO MENTAL.

 

AS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, COMEMORARAM O “DIA DO ÍNDIO” JUNTO ÀS PROFESSORAS GHIOVANA E NEUSA COM MUITA ALEGRIA E CONVERSA SOBRE A IMPORTÃNCIA DA DATA. PINTURA FACIAL E COCAR BEM COLORIDO DEIXARAM NOSSOS “INDIOZINHOS” MUITO FELIZES. BASTA OLHAR O SORRISO NO ROSTO PARA PERCEBER ESSE CLIMA…

AS ATIVIDADES NA PISCINA TERAPÊUTICA ESTÃO DE VENTO EM POPA… SEMANALMENTE, ACOMPANHADOS PELAS PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS DE APOIO NOSSAS CRIANÇAS APROVEITAM PARA SE REFRESCAR E SÃO ESTIMULADAS A PARTICIPAR DE ATIVIDADES DIVERSAS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO MOTOR. PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS QUE SE EMPENHAM PARA QUE ESSE MOMENTO ACONTEÇA, EM ESPECIAL A TIA ABIGAIL, QUE NÃO MEDE ESFORÇOS PARA FAZER TODA ESSA ROTINA GOSTOSA FUNCIONAR.

NA SALA DE ESTIMULAÇÃO DA EJA A ALUNA PATRÍCIA ESCARAMBORI MOSTRA SEUS TALENTOS… UM MOMENTO ESPECIAL PARA DEIXAR AS COLEGAS MAIS BONITAS – HORA DE FAZER A UNHA! QUEM ACOMPANHA ESSA TURMA COSTUMA DIZER QUE ESSE TALENTO É SEMENTE QUE ESTÁ BROTANDO; FRUTO DO TRABALHO DA PROFESSORA FÁTIMA LUIZ, QUE ESTEVE CONOSCO DURANTE MUITO TEMPO, E QUE SEMPRE RESERVAVA UM TEMPINHO PARA DEIXAR AS ALUNAS MAIS BONITAS E FELIZES. SÃO AS HABILIDADES DE VIDA DIÁRIA SENDO CONSTRUÍDAS E EXERCITADAS COMO CAMINHO PARA O AUTO CUIDADO E AUTOESTIMA POSITIVA.

NA APAE DE CARATINGA SEMPRE TEM UM TEMPO/ESPAÇO PARA A ALEGRIA. ESTA SEMANA FOI HORA DE COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE UM ALUNO MUITO QUERIDO POR TODOS – O ANDRÉ – QUE FEZ QUESTÃO DE COMEMORAR A DATA JUNTO AOS COLEGAS E PROFESSORES QUE TANTO AMA.COM DIREITO A BOLO, VELA, BALÃO E PARABÉNS PARA VOCÊ!

 

 

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário