Blog

Home/Sem categoria/ESCOLA EM MOVIMENTO: Mais uma semana de trabalho coberta de bênçãos e de atividades promotoras do desenvolvimento global de nossos alunos

ESCOLA EM MOVIMENTO: Mais uma semana de trabalho coberta de bênçãos e de atividades promotoras do desenvolvimento global de nossos alunos

Agradecemos a Diretoria Executiva, representada pelo presidente André José Penna  e os Conselhos Administrativo e Fiscal, pela confiança e apoio de sempre , em todas as atividades e propostas pedagógicas realizadas ao longo da semana.

O ensino para alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da APAE tem sido desafiador para todos os agentes envolvidos na escola, uma vez que o processo de ensinar a esses alunos vai muito além do processo de inserção na escola. O grande desafio, na maioria dos casos, está em “como ensinar”, nesse sentido a elaboração de recursos didáticos que integrem esses alunos no ambiente escolar, contribui para a superação desses desafios.

No registro das fotos podemos ver os professores de Educação Física da APAE Francisco Serafim e Crystiane estimulando os alunos a participarem das atividades. No Centro de Autismo as atividades do “circuito funcional” adaptadas para esse público, traz vários benefícios como: controle do peso, melhora na qualidade de vida, na coordenação motora e agilidade, além de ajudar muito no desenvolvimento da consciência corporal e também no fortalecimento muscular. No pátio da escola alunos da EJA jogam um futebol adaptado, recebendo o reforço do professor Elias. O importante é abraçar uma atividade física, porque, quanto mais exercícios físicos adotados, mais o corpo e a mente correspondem e o dia a dia se torna mais prazeroso.

A ida à piscina terapêutica também é motivo de alegria! Sob o olhar atento da professora Cristiane os alunos da EJA se refrescam do calor e aproveitam para fazer pose para as inúmeras selfies que vão compartilhar com as famílias. Momento de pura descontração e energia positiva.

A proposta de trabalhar com atividades lúdicas no ensino de Ciências para alunos da educação especial, tem sido levada a sério pela professora Cláudia. Para introduzir o tema “células” a professora usou a massa de modelar e junto aos alunos foram construindo um modelo tridimensional de célula, permitindo a compreensão do conteúdo.  Na foto ela realiza o trabalho com os alunos autistas. É inacreditável o interesse manifestado por todos os alunos, mesmo os mais ‘agitados’.

As aulas de Arte também têm sido marcadas pela ludicidade e contextualização das atividades. De olho nas datas comemorativas/significativas do nosso calendário a professora Tamara as tem explorado de forma contextualizada e reflexiva. O “Dia da Poesia” possibilitou a leitura de poemas despertando a sensibilidade estética dos alunos e se concretizando em atividades de pintura e dobradura. Na sala de Arte todo mundo trabalhando para deixar nossa APAE mais bonita!

Se alguém perguntar aos alunos dos anos iniciais, o que eles estão gostando mais no novo espaço escolar, certamente ouvirão em coro “De ir ao parquinho! ” É só o sol se esconder um pouquinho e a sombra dominar o espaço que lá estão eles a pedir para professora: “Vamos lá fora um pouquinho? “. E então tudo vira festa: no balanço, na brincadeira de pega/pega e em outras que eles inventam ali – pertinho da natureza…

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário