Blog

Home/Sem categoria/DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

A MANHÃ DO DIA 21 DE MARÇO FOI MUITO ESPECIAL NA APAE DE CARATINGA.

EM COMEMORAÇÃO À DATA QUE, EM 2019, TROUXE O TEMA “NINGUÉM FICA PARA TRÁS”, VÁRIAS ATIVIDADES FORAM PLANEJADAS E REALIZADAS COMO ESTRATÉGIA PARA GARANTIR ESSA INCLUSÃO. ALUNOS E FAMILIARES PARTICIPARAM DESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL.

NA ABERTURA A PSICÓLOGA DANIELA NERY ESCLARECEU AOS PRESENTES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E COMPARTILHOU ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O PORQUÊ DA ESCOLHA DO DIA 21.03 COMO A DATA PARA ESSA COMEMORAÇÃO. A FISIOTERAPEUTA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUTTEMBARCK TAMBÉM TEVE UM MOMENTO DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM OS PRESENTES.

CURIOSIDADE: O “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).

NA SEQUÊNCIA UM GRUPO DE ALUNOS DA EJA, COM SÍNDROME DE DOWN, APRESENTOU UMA DANÇA DOS ANOS DOURADOS VESTIDOS A CARÁTER.

HOUVE TAMBÉM UM DESFILE, COM DIREITO A PASSARELA… DURANTE ESSE DESFILE FOI POSSÍVEL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE CADA ALUNO, PELA LEITURA DE TRAÇOS MARCANTES DE SUA BIOGRAFIA – GOSTOS, SONHOS etc.

TODOS OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN FORAM PRESENTEADOS COM UMA CAIXA DE BOMBONS, DOADAS POR AMIGOS E AMIGAS DA APAE DE CARATINGA.

O CANTOR “DEDÉU” TAMBÉM ESTEVE PRESENTE ALEGRANDO A TODOS COM MUITA MÚSICA E DANÇA, BEM COMO O PROFESSOR BORRACHA, MESTRE DE CAPOEIRA, REALIZANDO UMA APRESENTAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS.

NO ENCERRAMENTO COMPARTILHAMOS UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS PARA DEIXAR A MESA MAIS FARTA E SABOROSA.

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário