Blog

Home/Sem categoria/APAE em Ação – março de 2018

APAE em Ação – março de 2018

A equipe Apaeana composta pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Administrativo juntamente com toda equipe pedagógica ,administrativa e profissionais da área da saúde ,faz questão de compartilhar com todos os nossos seguidores, familiares e colaboradores as atividades e comemorações do “Dia Internacional da Síndrome de Down”.  As estrelas deste dia foram os alunos dos turnos matutino e vespertino.  “Luz na passarela que lá vem eles”: seja desfilando para os colegas e apresentando um pouco sobre seus gostos pessoais, participando da roda de capoeira ou acompanhando o Roberto (um de nossos voluntários) ao som do violão.

   

Teve um tempo também para participar da Contação de histórias com “Tia” Claret. Conta-se 1,2, 3 e já não se ouve mais conversa… A história do “Retalhinho Branco” vem trazer uma reflexão sobre das diferenças. Assim é nossa APAE- um espaço que acolhe as diferenças e respeita cada aluno em sua singularidade, trabalhando para o seu desenvolvimento.

Gratificante vê-los participar do momento do lanche. Uma mesa colorida pela diversidade de frutas é o cardápio da manhã. As habilidades de vida diária trabalhadas cotidianamente vão se concretizando: saber aguardar sua de vez de servir, comer alimentos saudáveis, servir-se com autonomia, jogar o lixo no lixo, ajudar o colega que não consegue se alimentar sozinho etc.  Aqui um agradecimento especial a CEASA que semanalmente ás 2ª e 5ª feiras nos fornece frutas, legumes ou verduras para enriquecer a merenda.

No turno matutino o aluno Anailton e o mestre Jean Carlos também estiveram presentes recebendo o carinho de toda a APAE pela conquista da medalha de prata no campeonato de Jiu-jitsu em Vitória, no Espírito Santo. O mestre e seu discípulo foram cercados pela imprensa local para contar um pouco desta quase indescritível experiência.

Um agradecimento especial a toda imprensa local que esteve presente nos diversos momentos, entrevistando alunos e funcionários, fotografando e filmando as diversas atividades. Obrigada às TVs: SISTEC, DOCTUM, SUPER CANAL, UNEC e o DIÁRIO DE CARATINGA pelo cuidado e atenção em divulgar nossos trabalhos junto à toda população de Caratinga e região.

No turno vespertino a criançada aproveitou para brincar no parque inclusivo e fazer muitas poses para as fotos. O sorriso “estampado” no rosto de cada aluno revela a felicidade de todos. Nossas crianças são as flores do nosso jardim entre as flores de nossa área verde.

No dia 23 de março recebemos a visita dos alunos do 9º ano da escola CNEC, acompanhados pelas professoras Verônica e Cristiane. O objetivo maior da atividade é proporcionar a real aproximação dos alunos da escola comum com os alunos da escola especial da APAE. Essa experiência possibilita o crescimento ético, estético e humano de todos os que dela participam.  Mais que compartilhar um lanche, os alunos compartilham sorrisos, abraços, cuidados, conversas…. Obrigada a toda equipe do Colégio CNEC por sempre se fazerem presentes em nossa escola. Vocês são, literalmente, presentes para os nossos alunos.

Mas para quem pensa que acabou por aqui, engana-se. Durante a semana, nos espaços das salas de aulas, as propostas de ensino-aprendizagem continuavam movimentado o contexto escolar.

No Centro de Autismo as professoras Marilene e Shyrlene, junto aos alunos da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, realizaram um trabalho com a Contação da história “O rio que nasceu de novo” para abordar a data do “Dia mundial da água” que acontece em 22 de março.  As imagens vão ajudando a comunicação e, ao final, todos, cada um à sua maneira, pode aprender a cuidar um pouco melhor de nosso planeta.

Os alunos atendidos pelo Método TEACCH (Treatment and Education of autistic and comunication handicapped children) acompanhados pela professora Julimara,também trabalharam com o tema   “Dia mundial da água”.  Alternando a abordagem comportamental. Que tem como objetivo facilitar a aprendizagem a partir do arranjo ambiental, ensino estruturado e comunicação alternativa, outras atividades vão sendo trabalhadas de modo a oportunizar avanços no campo da alfabetização e do letramento.

O dia 26 de março amanheceu com o céu ainda mais azul e ensolarado… Certamente Deus, em sua infinita bondade e sabedoria, quis presentear a APAE…

Neste dia realizamos uma passeata para comemorar 2 datas muito significativas em nosso calendário: em 21.03 o “Dia Internacional da Síndrome de Down” e em 02.04 o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”. A proximidade das duas datas nos motivou a “juntá-las” e mobilizar toda a comunidade Apaeana em prol desta reflexão: “Não há nada mais deficiente do que o preconceito e nada mais eficiente que o amor”. O percurso pelas ruas da cidade,.foi acompanhado ao som da música que expressava nosso orgulho e alegria em ser uma escola especial para pessoas especiais: “Bom dia, bom dia, bom dia! Hoje eu estou tão feliz. Bom dia, bom dia, bom dia! Meu coração é quem diz”… O comércio local e os cidadãos que transitavam no momento, paravam para admirar  o movimento. Anjos azuis caminhavam pelas ruas e o slogan “Down um abraço” tinham o lado esquerdo do peito como apoio.   Não foram raras as vezes em que percebíamos os olhos marejados de lágrimas de alguns. Panfletos foram distribuídos por alguns alunos ao longo da caminhada, convidando a todos para fazer parte desta família e se tornar um doador.  Essa é a forma de garantir a continuidade de nossos trabalhos e possibilitar a crescente qualidade no atendimento dos serviços oferecidos. A verdadeira inclusão se faz com amor e ação e somos todos responsáveis por essa conquista!

 

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário