Blog

Home/Sem categoria/Agradecimento a bióloga e paisagista Isabel Martinele Corrêa pelo trabalho voluntário

Agradecimento a bióloga e paisagista Isabel Martinele Corrêa pelo trabalho voluntário

A APAE de Caratinga agradece publicamente a bióloga e paisagista Isabel Martinele Corrêa pelo trabalho voluntário, de revitalização do jardim, realizado nos meses de julho e agosto de 2018. Isabel mora em Juiz de Fora e, estando a passeio em Caratinga, foi “apresentada” pela irmã e professora da APAE, Marilene Corrêa, aos trabalhos e dependências da APAE. Observou atenta e silenciosamente os espaços…. As ideias foram brotando e um projeto foi sendo construído; Primeiramente como um sonho e posteriormente como ação. Colocou-se desde então à disposição oferecendo seus talentos para tornar nosso espaço mais aconchegante. A partir desta decisão não mediu esforços para alcançar seus objetivos. Sua energia, disposição e compromisso gratuitos se disseminaram e foi possível ver funcionários e alunos também fazendo questão de participar deste projeto. Sol escaldante, tempo seco … Nada se constituiu como um obstáculo! Mas como o céu conspira a favor das pessoas de bom coração uma chuva abençoada, depois de longa estiagem, veio regar a terra e fazer germinar as primeiras flores deste plantio.

A descrição que segue, bem como as legendas que acompanham as fotos publicadas, são de autoria desta pessoa iluminada: Isabel Martinele. “Após obra de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica, a direção da APAE Caratinga desejava revitalizar o jardim. A área é enorme, postarei o antes e depois por partes, lembrando sempre que o trabalho é inicial porque os recursos são limitados, dependentes de doações, e, portanto, há muito o que fazer. O primeiro passo foi revitalizar o que já existia, e agora seguimos com assessoria na manutenção e planejamento de utilização das áreas ainda não trabalhadas”.

Isabel, que Deus continue abençoando ricamente sua vida e de sua família! Sua presença já faz parte de cada planta, de cada flor, de cada cantinho deste jardim… Seu perfume, que exala bondade, estará sempre presente e sua história já se misturou à nossa história… OBRIGADA!!! VOCÊ É MUITO ESPECIAL!!!

Dois canteiros repletos de diferentes espécies extremamente adensadas passaram por uma limpeza drástica e receberam mudas de Dracenas, cordilines e crotons, espécies arbustivas de caule fino, limpo e esguio, o que facilita a visualização de animais peçonhentos, o que era a grande preocupação dos professores. Após a limpeza foi possível reparar e se encantar com a floração das moreias e lírio roxo..

A esquerda do portão de entrada tem uma encosta extremamente íngreme com um painel da APAE. Neste espaço foi feita limpeza, pintura do painel e plantio de Bougainville que ficará pendente dando um acabamento colorido ao barranco.

A direita do portão de entrada tinha dois troncos secos e um imenso espaço vazio. Devido a distância e dificuldade de irrigação, optei por uma composição com bromélias, mandacaru e yuca que são exuberantes e rústicos exigindo pouco trato. Lírios roxo foram plantados ao redor do padrão de luz para futuramente tampar a estrutura de cimento.

Antes e depois do jardim da piscina terapêutica ( APAE- Caratinga). Algumas plantas foram aproveitadas de outras áreas, e a strelitzia, bromélias e Dracenas gentilmente doadas, assim como os vasos que agora adornam a entrada da piscina e a brita usada na borda do canteiro. Principais recursos utilizados: generosidade e ajuda profissional!

Escrito por

Secretária Escolar e Professora na APAE Caratinga, Graduação: Licenciatura em Geografia Unec,Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Geografia e Meio Ambiente ,Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas. Especialista em Atendimento Educacional Especializado . Especialista em Tutoria, Especialista em Docência no Ensino Superior, Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Deixe um comentário